São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos
Centro de Gerenciamento colocou toda a cidade em alerta; Defesa Civil chama a atenção para ventos fortes e granizo

Vicklin Moraes
Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (10), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
+ Forte chuva causa lentidão e baixa visibilidade em São Paulo nesta sexta-feira (10); veja previsão
A capital ficou em estado de atenção das 16h15 às 17h40. A Defesa Civil emitiu um alerta severo para as zonas oeste, sul e norte, com risco de chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento, granizo e descargas elétricas. O órgão informou que as precipitações estão associadas a ventos intensos, com possibilidade de raios e queda de árvores.
O Corpo de Bombeiros registrou cinco chamados para quedas de árvores e três para enchentes. Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por conta das chuvas, houve falha em um equipamento de via entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, o que fez com que os trens da Linha 11-Coral circulassem com velocidade reduzida entre 15h40 e 17h.
Também foi identificada falha em um equipamento entre as estações Juventus-Mooca e Rio Grande da Serra, o que fez com que os trens da Linha 10-Turquesa circulassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas no trecho afetado.
Previsão final de semana
Para o fim de semana, segundo o CGE, há previsão de sol entre nuvens e elevação gradual das temperaturas, mas ainda com chuvas isoladas no período da tarde.
- Sábado (11/10): mínimas de 15°C, máximas até 25°C, chuviscos na madrugada e sol entre nuvens durante o dia.
- Domingo (12/10): mínimas de 16°C, máximas de 29°C, com sol entre nuvens e chance de chuvas isoladas no final da tarde e à noite.
Segundo o Nottus Meteorologia, um ciclone extratropical deve atingir o centro-sul do Brasil a partir do domingo (12), no Dia das Crianças, com rajadas de vento que pode superar os 80 km/h. A ventania deve atingir São Paulo a partir de segunda-feira (13).