Política

Lula critica Câmara após derrubada da MP do IOF e diz que foram contra ricos pagarem "uma merrequinha a mais"

Presidente defendeu que esse dinheiro podia fazer com que o Brasil tivesse um pouco mais de políticas de inclusão social

Imagem da noticia Lula critica Câmara após derrubada da MP do IOF e diz que foram contra ricos pagarem "uma merrequinha a mais"
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (10), a Câmara dos Deputados por derrubar medida provisória alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover
"A gente manda um projeto de lei depois de acordado no Congresso Nacional para as pessoas que ganham acima de R$ 600 mil e acima de R$ 1 milhão pagarem uma merrequinha a mais, para que as fintechs paguem um pouquinho mais, para que as bets paguem um pouquinho mais, e eles votam contra. Esse dinheiro podia ser para fazer com que a gente tivesse um pouco mais de políticas de inclusão social", disse Lula.

Lula participou de cerimônia de anúncio do novo modelo de crédito imobiliário, em São Paulo.

Derrota do governo

A Câmara dos Deputados derrubou na quarta-feira (8) a medida provisória (MP). A decisão representa uma derrota ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dentre as mudanças estava a retirada do aumento da alíquota sobre apostas esportivas, conhecidas como bets. Por outro lado, houve a a manutenção da isenção para títulos como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Em resposta, Lula já havia deixado claro que tinha ficado "triste" com a decisão que poderia fazer com que "os ricos pagassem um pouco mais de impostos".

O presidente também afirmou que impedir a aprovação da MP significa prejudicar o equilíbrio fiscal e políticas públicas que beneficiam milhões de brasileiros.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade