Saiba quem são as seis pessoas que morreram vítimas de tornado no Paraná
Tornado de categoria EF-3 deixou mortos, centenas de feridos e devastou o interior do estado; governo estadual decreta luto oficial

Caroline Vale
Após a passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, classificado como categoria EF-3 na escala Fujita pelo Simepar, foi confirmada a morte de seis pessoas. A gestão de Ratinho Jr. (PSD) decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.
Dos seis mortos, cinco eram de Rio Bonito do Iguaçu, município que foi 90% devastado pelo fenômeno climático, segundo o Governo do estado, e um era da cidade de Guarapuava. Por volta das 17h, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por não ter mais notificação de pessoas desaparecidas.
+ Tornado no Paraná: entenda como surgiu fenômeno que deixou mortos em Rio Bonito do Iguaçu
Desde sexta-feira (7), ao menos 750 pessoas ficaram feridas e tiveram atendimento médico durante o sábado (8). Segundo último boletim da Defesa Civil, cerca de mil pessoas estavam desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade.
Quem são as vítimas que morreram no tornado?
- Adriane Maria de Moura, de 47 anos, moradora de Rio Bonito do Iguaçu
Adriane estava em um supermercado que desabou com a força dos ventos do tornado. A Prefeitura de Sulina, no Centro-Sul do Estado, emitiu nota de pesar pela morte dela, que era natural da cidade.
"Expressamos nossos sentimentos de pesar, em especial à família sulinense De Moura, pelo falecimento de Adriane Maria de Moura, vítima do desabamento de um supermercado causado pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu", disse.

- Claudino Paulino Risse, de 57 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
A morte de Claudino foi confirmada após a passagem do tornado. Ele deixa a filha, a esposa e um neto.

- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
Jurandir teria morrido após a queda de um poste em cima dele, segundo relato do filho. Ele tinha ido buscar areia para uma obra, quando a tempestade começou e ele ficou dentro do carro.
- José Neri Geremias, de 53 anos, morador de Guarapuava
José morreu enquanto estava dentro de casa, no assentamento Nova Geração. Ele tinha perdido o filho, de 33 anos, em julho, após um acidente de trânsito, segundo conhecidos nas redes sociais.

- Julia Kwapis, de 14 anos, moradora de Rio Bonito do Iguaçu
De acordo com familiares da jovem, Julia estava na casa de uma amiga quando foi arrastada pelas rajadas de vento que chegaram a 250 km/h, ainda segundo o Simepar.
Julia Kwapis foi levada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A jovem se preparava para receber o sacramento da Crisma no sábado e a família planejava uma comemoração em casa.

- José Gieteski, de 83 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias da morte do idoso.









