'Já passamos pela parte difícil, agora temos que reconstruir', diz prefeito de Rio Bonito do Iguaçu
Cidade foi devastada por tornado na sexta-feira (7), deixando seis mortos no centro-sul do Paraná

SBT News
O governo do Paraná e a prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu farão uma força-tarefa para reconstruir as áreas atingidas pelo tornado de categoria 3 que devastou a região na noite de sexta-feira (7). O fenômeno deixou ao menos seis mortos, dois desaparecidos e mais de 400 feridos, segundo a gestão estadual.
O governador Ratinho Jr. (PSD) decretou neste sábado (8) estado de calamidade pública para agilizar o repasse de recursos e permitir a atuação imediata das equipes. Segundo ele, o primeiro foco foi o socorro às vítimas e o restabelecimento de serviços essenciais. “O primeiro impacto e o primeiro atendimento é às vítimas. Tivemos mais de 450 pessoas atendidas só em Laranjeiras do Sul de ontem para hoje.”
+ VÍDEO: veja como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 90% da cidade ficou destruída
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Copel, companhia de energia, trabalham na limpeza das áreas e na recomposição da rede elétrica. Caminhões, retroescavadeiras e pás carregadeiras foram enviados por cidades vizinhas. “Estamos trazendo maquinário das cidades vizinhas para fazer a limpeza das cidades e permitir a volta da energia elétrica.”
Com a destruição de centenas de casas, o governo estadual vai usar ginásios e centros comunitários para abrigar famílias. “O centro de convivência do idoso vai ser o local para dar o atendimento na segurança alimentar. O ginásio do Bugre será usado para triagem das famílias”, explicou Ratinho Jr.
A órgãos estaduais de habitação e educação também iniciaram levantamentos sobre habitações e escolas danificadas. O objetivo é reconstruir rapidamente os prédios públicos e residências com apoio do Fundo de Calamidade Pública. “Vamos achar uma solução financeira para quem perdeu tudo.”
+ Governo federal anuncia envio de ajuda humanitária para cidades do Paraná atingidas por tornado
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino (PSD), disse que o município começa a cadastrar empresas e famílias afetadas. Três dos principais mercados da cidade foram destruídos. “Estamos fazendo um levantamento para ajudar os comerciantes e liberar linhas de crédito”, afirmou.
Bovino também pediu calma à população e destacou que as informações oficiais serão concentradas nas redes sociais da prefeitura. "Peço que fiquem atentos às redes sociais. Já passamos pela parte difícil, agora temos que reconstruir.”
Além do apoio logístico, o governo estadual coordena com a Assembleia Legislativa a aprovação de leis para liberação emergencial de recursos a famílias que perderam casas ou empregos. A prioridade agora, segundo o governador, é garantir abrigo, alimentação e condições para a retomada da cidade.









