Brasil

Veja vídeos de como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 80% da cidade ficou destruída

Passagem do fenômeno deixou cinco mortos e centenas de feridos; mais de 4 mil imóveis da cidade estão sem energia elétrica

Imagem da noticia Veja vídeos de como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 80% da cidade ficou destruída
Antes e depois após passagem de tornado em Rio Bonito do Iguaçu. | Reprodução/Redes sociais
• Atualizado em
Publicidade

Um tornado, que pode ter chegado a categoria F3 na escala Fujita, atingiu distritos do estado do Paraná e deixou seis mortos, sendo quatro em Rio Bonito do Iguaçu. Segundo a Defesa Civil do estado, há mais de 400 feridos e 80% da zona urbana da cidade foi destruída.

Vídeos mostram o estrago na cidade após a passagem do fenômeno, que deixou casas destelhadas, carros capotados, e postes e árvores caídas. Além disso, a malha viária foi comprometida e a rede elétrica foi danificada (assista abaixo).

Há 28 desabrigados e mais de mil desalojados. 4,5 mil imóveis estão sem energia elétrica na cidade, segundo a Copel.

+ Tornado deixa 6 mortos e centenas de feridos no Paraná

A tempestade foi registrada no início da noite de sexta-feira (7). O fenômeno foi confirmado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) como tornado de categoria F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.

"Pela gravidade das ocorrências, mais análises serão realizadas e o tornado pode ser reclassificado como categoria F3 - ou seja, equivalente a ventos acima de 250km/h", afirmou um meteorologista do Simepar.

Veja como ficou Rio Bonito do Iguaçu após passagem do tornado

Além de Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava, Candói e Laranjeiras do Sul também registraram danos estruturais causados pelo tornado no Paraná.

Segundo a Defesa Civil, foram emitidos alertas vermelhos ao longo da tarde e da noite para seis municípios, com registros de acumulados de chuva superiores a 36 milímetros no início da noite. As previsões indicam que as chuvas devem continuar neste sábado (8).

Os ventos também foram intensos, com rajadas superiores a 70 km/h, de acordo com os radares do Simepar e do INMET. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em ação desde o início da tarde, realizando atendimentos emergenciais e levantamentos de danos junto às prefeituras e autoridades locais.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade