Brasil

Governo federal anuncia envio de ajuda humanitária para cidades do Paraná atingidas por tornado

Fenômeno destruiu 80% da infraestrutura de Rio Bonito do Iguaçu, deixou 5 mortos e mais de 400 feridos

Imagem da noticia Governo federal anuncia envio de ajuda humanitária para cidades do Paraná atingidas por tornado
Tornado deixou cenário de devastação em Rio Bonito do Iguaçu
• Atualizado em
Publicidade

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio do Governo Federal para ações de reconstrução nos municípios paranaenses atingidos por um tornado de categoria F3 na Escala Fujita, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Presidente Lula também presta solidariedade.

O fenômeno, registrado no início da noite de sexta-feira (7), atingiu principalmente o Município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, e também causou danos em Guarapuava, Candói e Laranjeiras do Sul.

Segundo o governo do Paraná, seis mortes foram confirmadas, 2 pessoas estão desaparecidas e 432 ficaram feridas, 9 delas em estado grave.

Segundo Góes, o ministério já está em contato com o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, e o prefeito de Laranjeiras do Sul, Jaison Mendes, para orientar sobre os procedimentos para que o Governo Federal possa reconhecer situação de emergência e liberar recursos da União.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter determinado o envio de equipes especializadas em atendimento em casos de desastres do tipo.

"Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas", disse.

Em boletim divulgado nesta manhã, a Defesa Civil informou que mais de 80% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada por destelhamentos, muitos totais. Houve inúmeros colapsos estruturais de edificações comerciais, de órgãos públicos e residências. A malha viária foi comprometida e a rede elétrica foi danificada.

+ Veja vídeos de como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 80% da cidade ficou destruída

Cerca de 4,5 mil imóveis estão sem energia elétrica na cidade, segundo a distribuidora de energia Copel. Há 28 desabrigados e mais de mil desalojados. Desabrigados estão sendo orientados a procurar os abrigos montados em Laranjeiras do Sul. Além da Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Saúde e outras equipes estaduais foram deslocadas para região.

Outros municípios

Outras cidades na região também foram afetadas e as equipes também acompanham estas ocorrências:

  • Quedas do Iguaçu: 2 desalojados, destelhamento de posto de saúde e alagamentos
  • Espigão Alto do Iguaçu: Prefeitura parcialmente destelhada
  • Três Barras: falta de energia
  • Guaraniaçu: 3 casas atingidas
  • Foz do Iguaçu: duas residências com telhados severamente danificados, cerca de 10 moradores necessitaram de lonas, cerca de 15 árvores/galhos quebrados, cabos de energia rompidos e alguns postes da rede elétrica quebrados
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade