Publicidade
Brasil

Relógio do século 17 destruído no 8 de janeiro é levado para gabinete de Lula

Obra de Balthazar Martinot foi restaurada na Suíça, sem custos para o Brasil

Imagem da noticia Relógio do século 17 destruído no 8 de janeiro é levado para gabinete de Lula
Relógio do século 17 restaurado após ataque do 8 de janeiro | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quarta-feira (22) o relógio destruído durante o ataque aos Três Poderes de 8 de janeiro de 2023. O item do século 17 foi colocado no gabinete do presidente.

A obra de Balthazar Martinot retornou à sede do Poder Executivo no início deste ano após passar por uma restauração em uma parceria do governo brasileiro com a embaixada suíça, sem custos para o Brasil.

+ Relógio do século 17 destruído no 8 de janeiro retorna ao Palácio do Planalto após restauração

O relógio foi um presente da corte francesa, feito de casco de tartaruga e bronze, para Dom João VI, que foi trazido para o país pela família real portuguesa em 1808.

Lula publicou um vídeo em seu perfil no X, e disse que cada badalada merece uma celebração pela vitória da democracia. No vídeo, ele apresenta o relógio ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

O relógio foi destruído durante os ataques do 8 de janeiro pelo mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão.

Outras obras atacadas retornaram aos Três Poderes neste mês, entre elas o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e uma escultura de Frans Krajcberg. Ao todo, 21 peças foram restauradas.

No dia 8, quando foi realizada uma cerimônia para lembrar os dois anos dos atos golpistas, ocorreu a reintegração das obras de arte restauradas ao acervo do país.

Publicidade

Assuntos relacionados

8 de janeiro
Lula
Ataque
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade