Prefeitura faz reintegração de posse e retira 21 famílias de prédio no Centro de SP
Prédio, localizado na Avenida Rio Branco, estava ocupado há cinco anos

Marcelo Bittencourt
Policiais militares e oficiais de Justiça realizam nesta terça-feira (18) a reintegração de posse de um prédio localizado no centro de São Paulo que está ocupado há cinco anos por 21 famílias.
Segundo as autoridades, em um primeiro momento, a desocupação ocorreu de maneira pacífica, sem registro de incidentes ou resistência por parte dos ocupantes. Para auxiliar no processo, três caminhões foram disponibilizados para o transporte dos pertences das famílias.
+ Vídeo mostra avião capotando após pouso no aeroporto de Toronto
A reintegração de posse foi determinada pela Justiça, após uma disputa envolvendo o proprietário do imóvel, localizado na Avenida Rio Branco. Segundo fontes ligadas ao caso, o espaço foi vendido e deverá passar por reformas e poderá ser destinado a novos projetos, ainda não divulgados.
+ "Mainha do crime": Polícia prende líder de quadrilha que matou ciclista em SP
Movimentos de moradia criticam a falta de soluções habitacionais para as famílias removidas e cobram medidas mais eficazes do poder público para lidar com a crise habitação. Os ocupantes do imóvel alegam que não houve acompanhamento de nenhum representante da prefeitura e muitos não têm para onde ir.
Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) disse que acompanha a ocupação desde agosto de 2024 e que ofertou serviços da rede socioassistencial às famílias, mas não foi aceito. A Secretaria afirma que permanece à disposição para dar suporte aos munícipes na unidade do Centro de Referência de Assistência Social da Sé.