Peritos médicos do INSS voltam ao trabalho após maior greve da história
Cerca de 300 profissionais estavam paralisados desde agosto de 2024, prejudicando a realização de perícias; greve chegou ao fim após acordo com o governo

Hariane Bittencourt
Depois de 235 dias de greve, os peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (14). A expectativa é de que, a partir de agora, os atendimentos — que tiveram de ser reagendados — sejam normalizados.
Cerca de 300 profissionais estavam paralisados desde agosto do ano passado, em uma greve que foi considerada a maior da história da categoria. O fim da paralisação se deu após a assinatura de um acordo com o Ministério da Previdência Social, que se comprometeu a restituir os salários descontados de janeiro para cá.
Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) disse que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para novos avanços. "Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava, o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas", afirma o texto.
A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a devolução dos salários descontados. O comunicado não detalhou, no entanto, os ganhos reais da categoria.
Atendimento
Quem precisar de atendimento pode realizar a marcação pela Central de Atendimento, no telefone 135, ou acessar o portal Meu INSS. Os canais funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O atendimento presencial também é uma opção. Nesse caso, é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, além de prescrições médicas.