Servidor do INSS suspeito de contratar empréstimos nas 27 unidades da federação é alvo de operação da PF
Funcionário público desbloqueou cerca de 20 mil benefícios para pegar empréstimos de forma fraudulenta, segundo investigação policial

Felipe Moraes
Um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspeito de participar de esquema milionário de fraudes previdenciárias é alvo da operação Desbloqueio, da Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (3). Ele teria contratado empréstimos nas 27 unidades da federação (UF) por meio do desbloqueio de cerca de 20 mil benefícios.
A força-tarefa da PF teve apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP), órgão do INSS, para cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Aracaju (SE).
+ Golpe da franquia: polícia investiga esquema de falsa empresa de empadas no Rio
Como funcionava a fraude?
Levantamentos indicam que o servidor atuava desde setembro de 2023. A fraude funcionava da seguinte maneira: esse funcionário público desbloqueava ilegalmente benefícios para contratar empréstimos, sem solicitação de titular ou algum representante legal.
PF e INSS ainda calculam valor total de empréstimos liberados pelo suspeito. Crimes investigados são de inserção de dados falsos em sistemas de informações e corrupção.
+ Criminosos usam falsa promessa de renda extra para aplicar golpe na internet