Nasce primeiro urso polar da América Latina no Aquário de São Paulo
Nur deve ser apresentada ao público em breve; ela nasceu em novembro, mas registros foram divulgados somente agora

SBT News
A primeira ursa polar da América Latina nasceu na manhã do dia 17 de novembro de 2024 no Aquário de São Paulo. Os registros da bebê só foram divulgadas nesta quinta-feira (13). O nascimento foi filmado pelas câmeras de monitoramento das área dos animais.
Os pais da pequena Nur são os ursos polares Aurora e Peregrino, que vivem no local há mais de 10 anos, nasceram na Rússia. Ela nasceu com aproximadamente 400 gramas, um tamanho extremamente pequeno em relação à sua mãe, que pesa 263 quilos. "Vê-la manuseando com todo o cuidado, acolhendo, ajeitando e aquecendo e dedicação dela de dar tudo que ela precisava, foi incrível", disse Laura Reifeld, veterinária-chefe do aquário.
+ Castores finalizam represa em dois dias e poupam mais de um milhão de euros a país europeu
Ainda não existe uma data exata para a bebê ursa ser apresentada ao público. A equipe espera e analisa o comportamento da Aurora para identificar o momento em que ela estiver pronta para sair da toca e apresentar o recinto para a filha. Como está próxima de completar três meses do nascimento, os veterinários acham que o evento pode ocorrer em breve.
Nur não foi a primeira gravidez da ursa mãe, ela já havia dado à luz a um filhote em 2023, que não resistiu aos primeiros dias de vida. Um estudo do Canadian Journal of Zoology revela que 44% dos ursos polares não chegam a completar um ano.
+ Vai viajar para o litoral de SP no fim de semana? Saiba quais praias estão impróprias para banho
O Aquário de São Paulo considera o nascimento como uma esperança na conservação da espécie, já que os pais de Nur vieram do zoológico russo como parte de uma iniciativa internacional para garantir a preservação dos ursos polares. A veterinária-chefe explica: "Quando um animal mantido sob cuidados humanos reproduz, que faz parte do seu comportamento natural, é um presente para nós".



