Vai viajar para o litoral de SP no fim de semana? Saiba quais praias estão impróprias para banho
Cetesb divulga que 50 locais do litoral paulista estão com bandeira vermelha
![Imagem da noticia Vai viajar para o litoral de SP no fim de semana? Saiba quais praias estão impróprias para banho](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fmapacetesb_e3d83eb385.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
Cinquenta praias de São Paulo estão impróprias para banho, de acordo com recente relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, divulgado nessa quinta-feira (13). Entre elas, 10 estão no litoral norte e 40 no litoral sul.
O boletim divulga semanalmente a balneabilidade, ou seja, a qualidade das águas destinadas a atividades de contato direto e prolongado, como natação e mergulho.
O critério para verificar esse índice é quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água. Assim que esse estudo é feito, as praias que não estão próprias para banho são identificadas com a bandeira vermelha.
+ Moradores protestam contra reintegração de posse na Zona Leste de São Paulo
Houve queda na comparação com mapa anterior, que apontou 62 praias impróprias. A pior situação é encontrada em Bertioga, Mongaguá e Itanhaém, que compõem a Baixada Santista.
Veja a lista completa de praias impróprias por município de SP:
+ Ubatuba: Rio Itamambuca, Itaguá (em dois pontos) e Santa Rita;
+ Caraguatatuba: Prainha;
+ São Sebastião: Arrastão e Portal da Cruz;
+ Ilhabela: Itaquanduba, Itaguaçu e Veloso;
+ Bertioga: Boraceia - Sul, Guaratuba, São Lourenço (junto ao morro) e Enseada (em três pontos);
+ Guarujá: Perequê. Enseada (em dois pontos);
+ Santos: Boqueirão, Gonzaga e José Menino (em dois pontos);
+ São Vicente: Milionários e Gonzaguinha;
+ Praia Grande: Aviação, Vila Tupy, Vila Mirim e Maracanã;
+ Mongaguá: Vila São Paulo - Itapoã, Central, Vera Cruz, Itaóca, Agenor de Campos e Flórida Mirim;
+ Itanhaém: Campos Elíseos, Jardim Suarão, Suarão, Parque Balneário, Centro, Praia dos Pescadores, Sonho, Jardim Cibratel, Jardim São Fernando, Balneário Jardim Regina e Balneário Gaivotas;
+ Peruíbe: Icaraíba, Balneário São João Batista, Avenida São João e Guaraú.
A Cetesb avisa que existem riscos e a saúde dos banhistas pode ser prejudicada ao entrar nas águas sinalizadas como impróprias. Doenças como gastroenterite e infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta podem ser contraídas nessa situação.
+ Polícia investiga se ladrões que mataram ciclista em SP atiraram em motociclista horas depois
O banho 24 horas após as chuvas não é recomendado pelo órgão. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são os principais grupos que não devem se banhar em praias com bandeira vermelha. Evitar a ingestão de água do mar e nadar em canais, córregos e rios também fazem parte do alerta.