Réveillon em Copacabana: confira o esquema especial de transporte público
Com previsão de 2,5 milhões de pessoas presentes, metrô, trens e ônibus terão esquema diferenciado para garantir acesso do público


Naiara Ribeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema especial de transporte público para o Réveillon em Copacabana. A principal orientação é que as pessoas optem pelo transporte coletivo, já que o trânsito para veículos particulares será completamente interditado no bairro a partir das 19h do dia 31.
As operações especiais envolvem o MetrôRio, a SuperVia e a rede de ônibus municipais e intermunicipais com ponto central em Botafogo.
Metrô
Durante a festa, o MetrôRio funcionará de forma diferente. Entre as 19h do dia 31 e as 5h do dia 1º, os bilhetes comuns não serão aceitos. Para usar o metrô nesse período é preciso ter o Passaporte Réveillon, um bilhete especial de ida e volta que custa R$ 15.
Esse passaporte precisa ser comprado antes, pelo aplicativo ou site do MetrôRio. A venda online termina às 18h do dia 31 ou quando os ingressos acabarem. Na hora de comprar, a pessoa escolhe o horário de ida: 19h, 20h, 21h, 22h ou 23h.

Quando o passageiro usar o QR Code na catraca na ida, ele receberá uma pulseira de retorno. Essa pulseira é obrigatória para pegar o metrô na volta para casa. Para ir até Copacabana, o passaporte é aceito em todas as estações, menos na Cardeal Arcoverde. Para a ida e a volta, a concessionária recomenda que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana.
Depois da meia-noite, só será possível embarcar em cinco estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo (em Copacabana), General Osório (em Ipanema) e Jardim Oceânico (na Barra da Tijuca). Para entrar, é só mostrar a pulseira. Os bilhetes comuns voltam a valer a partir das 7h do dia 1º.
Ônibus
A organização feita pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) foi dividida em duas etapas. Para chegar à festa, entre 18h e 21h do dia 31, 35 linhas especiais farão o trajeto até a Avenida Princesa Isabel. Esses ônibus estarão identificados com a placa "Réveillon Copacabana".
Já para a volta, a regra muda. Das 21h do dia 31 até as 5h do dia 1º, todos os embarques serão feitos apenas no Terminal Enseada de Botafogo. Nenhum ônibus sairá diretamente de Copacabana nesse período.
No terminal, os ônibus ficarão separados por destino (como Zona Norte, Zona Oeste ou Baixada Fluminense) para facilitar. Haverá linhas para diversas cidades da Região Metropolitana, como Niterói, São Gonçalo e também Petrópolis.
Trem
Os trens da SuperVia também terão um esquema especial na estação Central do Brasil. Ela fecha às 21h15 do dia 31 e reabre para embarques à 00h20 do dia 1º.
Depois da reabertura, os trens sairão a cada 17 minutos até as 2h. Depois das 2h, a frequência passa a ser de hora em hora. Verifique nas estações quais destinos serão atendidos nesse horário especial.
Trânsito

O trânsito em Copacabana terá diversas restrições para a festa de Réveillon. A Avenida Atlântica fecha totalmente a partir das 7h do dia 31. Às 19h, os acessos ao bairro (vindos de Ipanema, Lagoa, Túnel Velho e Botafogo) são bloqueados, permitindo a passagem somente de ônibus e táxis.
Às 21h, começa o bloqueio total: nenhum carro poderá entrar em Copacabana, nem mesmo táxi. As avenidas do Aterro do Flamengo e da Enseada de Botafogo também serão interditadas neste horário. Os acessos para carros voltam a ser liberados a partir das 5h do dia 1º.
Para quem for de carro, a dica é estacionar em outro bairro e completar o trajeto de táxi/carro de aplicativo ou a pé. A proibição de estacionamento em Copacabana começa já a partir das 6h do dia 30.
No site da prefeitura do Rio é possível saber onde serão as demais vias interditadas.
Dicas para aproveitar a festa
- Evite grandes volumes: Não é permitido entrar no metrô com mochilas grandes, bicicletas, pranchas, garrafas de vidro ou fogos de artifício;
- Fique informado: Acompanhe as orientações em tempo real pelo aplicativo COR.Rio ou pelos canais oficiais da Prefeitura;
- Pulseira para crianças: A Guarda Municipal distribuirá pulseiras de identificação para crianças. Há um espaço para inserir um telefone de contato caso a criança se perca;
- Saiba onde buscar ajuda: Haverá quatro postos médicos na orla (na altura da Princesa Isabel, do Lido, da República do Peru e da Siqueira Campos) em caso de mal-estar.









