Zelensky desembarca nos EUA para discutir com Trump acordo de paz entre Rússia e Ucrânia
Expectativa é de concluir acerto entre os dois países após encontro com mandatário americano


SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou neste domingo (28) nos Estados Unidos para uma reunião com o mandatário americano Donald Trump, que vai acontecer em Palm Beach, na Flórida, às 15h (horário de Brasília). O encontro tem como objetivo concluir um acordo de paz para encerrar a guerra da Rússia com Kiev, que já dura quase quatro anos.
Trump e Zelensky vão se reunir em Mar-a-Lago, clube privado do presidente dos EUA. O chefe ucraniano, que está em Miami no aguardo do encontro, disse nas redes sociais que as conversas devem se encaminhar para acordos de segurança e econômicos. De acordo com ele, “questões territoriais” também serão discutidas.
“A Ucrânia está disposta a fazer tudo o que for necessário para colocar fim a esta guerra. Precisamos ser fortes na mesa de negociações”, publicou Zelensky, no sábado (27), na rede social X.
Às vésperas do encontro, a Rússia intensificou os ataques a Kiev e a outras regiões ucranianas com mísseis balísticos e drones. As ofensivas resultaram na morte de ao menos uma pessoa e outras 27 ficaram feridas, segundo autoridades da Ucrânia.
Em resposta aos ataques, Zelensky afirmou no X: “Queremos paz, e a Rússia demonstra o desejo de continuar a guerra. Se o mundo inteiro — Europa e América — estiver ao nosso lado, juntos vamos deter o presidente russo, Vladimir Putin".









