Castores finalizam represa em dois dias e poupam mais de um milhão de euros a país europeu
Construção em local protegido na República Tcheca era planejada há sete anos
![Imagem da noticia Castores finalizam represa em dois dias e poupam mais de um milhão de euros a país europeu](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fcastor_b5bd408e64.png&w=1920&q=90)
SBT News
Um grupo de oito castores poupou mais de 30 milhões de coroas tchecas, o equivalente a mais de R$ 7 milhões, ao governo da República Tcheca. A causa da economia foi a construção de uma barragem feita pelos animais em apenas dois dias.
O governo local planejava a obra na bacia do rio Moldava há mais de sete anos e já tinha conseguido o dinheiro para realizá-la. Porém, os responsáveis não conseguiam a autorização para construir no local, por ser uma área protegida. E, os fundos ficaram parados desde 2018. A ideia inicial do projeto era restaurar o percurso do rio, que havia sido interrompido anos atrás por obras de uma base militar, que está abandonada atualmente.
+ Tutores de cachorros viram alvo de criminosos durante passeios em SP
Jaroslav Obermajer, chefe da Agência Tcheca de Proteção da Natureza e da Paisagem (AOPK), disse que os castores estão acostumados a fazer esse tipo de construção, já que utilizam madeira para fazer barragens em rios e riachos, bloqueando a corrente e dificultando o acesso de predadores.
As autoridades comemoraram a obra feita pelos roedores, sem documentação, rápida e de graça. De acordo com Bohumil Fišer, chefe da Agência Tcheca de Conservação da Natureza, o resultado foi melhor do que estava no papel: “Eles construíram um pântano com canais e poças. A área é mais ou menos o dobro do que a que nós havíamos planejado”.
Mesmo com a eficiência desse caso, nem sempre as construções do mundo animal podem dar certo. Segundo a porta-voz da AOPK, na região de Orlickoustec outro grupo de castores causou o inundamento de campos e de uma linha de trem. O episódio fez com que alguns fazendeiros reclamassem das ações dos animais por causa dos danos que eles podem causar quando derrubam árvores para realizar as barragens.
+ Baleia engole e solta jovem que andava de caiaque no Chile; veja vídeo
Os castores não são os únicos construtores do reino animal. No livro "Animais Arquitetos", do arquiteto Juhani Pallasmaa, formigas, esquilos, aranhas, pássaros e peixes também são algumas espécies que desenvolveram habilidades de construção como método de criar abrigos e garantir a sobrevivência em seus habitats.