Moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR) começam a receber auxílio mensal nesta quinta (13)
Primeiras 213 famílias já começam a receber o auxílio emergencial, válido por seis meses; outras 369 famílias recebem nessa sexta (14)

Caroline Vale
Moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, começaram a receber nesta quinta-feira (13) o auxílio emergencial de R$ 1 mil mensais. O dinheiro é destinado às famílias atingidas pelo tornado que devastou 90% da cidade.
O benefício faz parte do Programa Auxílio Paraná, criado por meio da Lei nº 22.786/2025, sancionada na quarta-feira (12) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
+ Famílias afetadas por tornado no Paraná terão repasse de até R$ 50 mil
Como programa vai funcionar?
Nesta primeira etapa, 213 famílias recebem o pagamento e outras 369 serão contempladas na sexta-feira (14), totalizando 582 famílias atendidas. O benefício será pago por até seis meses a famílias com renda de até três salários mínimos que perderam total ou parcialmente a moradia, sofreram danos significativos ou ficaram desabrigadas em decorrência de desastres naturais.
O programa será coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, com base nos cadastros da Defesa Civil Estadual. Os valores serão repassados diretamente ao responsável familiar, por meio de transferência bancária ou outro formato definido em regulamento.
+ Paraná confirma 7ª morte após passagem de tornado
Segundo o governador Ratinho Junior, o Auxílio Paraná representa uma nova etapa na política de resposta rápida a emergências. “Trata-se de uma iniciativa permanente de acolhimento e reconstrução, garantindo agilidade no amparo às famílias afetadas”, afirmou.
Inspirado no modelo do Cartão Comida Boa, criado durante a pandemia, o programa busca oferecer suporte imediato para a compra de itens essenciais e contribuir com a retomada da normalidade.
O Auxílio Paraná poderá ser acionado em qualquer município do estado que tenha situação de emergência ou calamidade pública reconhecida oficialmente pelo Governo do Paraná. O projeto também permite que o valor e o prazo do benefício sejam reajustados ou prorrogados conforme a gravidade da situação.
Mais sobre a passagem de tornado em Rio Bonito do Iguaçu:
- Criança se salva ao ficar embaixo do banco do carro durante tornado no PR: “Feliz por não ter o carro, mas ter ela”
- "Vimos o redemoinho vindo e ela chorou abraçada em mim”, conta amiga de jovem morta durante tornado no PR
- Filha de vítima de tornado no PR viaja de SP às pressas, mas não consegue ir a velório: "Não deu pra ver meu pai"
- Tornado no Paraná: saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu, cidade com mil desalojados









