Brasil

Tornado no Paraná: saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu, cidade com mil desalojados

Após destruição de 90% da cidade, campanhas de doação em todo o Paraná arrecadam água, alimentos e materiais de construção para famílias atingidas

Imagem da noticia Tornado no Paraná: saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu, cidade com mil desalojados
Cenário em Rio Bonito do Iguaçu é de destruição | Rede Massa/SBT
Publicidade

A solidariedade se espalha pelo Paraná após o tornado que destruiu cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, no começo da noite de sexta-feira (7). Segundo a Defesa Civil do estado, seis pessoas morreram, cinco no município e uma em Guarapuava, e ao menos 750 ficaram feridas.

+ VÍDEO: veja como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 90% da cidade ficou destruída

Segundo último boletim, cerca de mil pessoas estavam desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou no sábado (8) que o governo federal reconheceu de imediato a situação de calamidade pública e disse que o governo federal vai liberar recursos emergenciais para áreas atingidas até segunda-feira (10).

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino (PSD), disse que o município começa a cadastrar empresas e famílias afetadas. Três dos principais mercados da cidade foram destruídos. "Já passamos pela parte difícil, agora temos que reconstruir", afirmou.

+ Saiba quem são as seis pessoas que morreram vítimas de tornado no Paraná

Diversas instituições e órgãos públicos iniciaram campanhas para arrecadar donativos às famílias atingidas. Saiba como ajudar:

  • Campanha da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu

A prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu está recebendo doações em dinheiro por meio do Pix CNPJ 95.587.770/0001-99 e também por depósito no Banco do Brasil (agência 4133-5, conta corrente 111000-4).

Em um vídeo, um porta-voz da prefeitura disse que os moradores precisam, principalmente, de materiais de construção e mão de obra voluntária para reconstruir casas.

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Provopar recebem doações

Está coletando água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições em todas as suas unidades no estado.

O Provopar Estadual, em Curitiba, também recebe doações de alimentos, roupas e materiais de limpeza na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, com atendimento neste fim de semana e durante a semana.

  • Campanha da OAB Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR)

A OAB Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) arrecadam contribuições financeiras pelo Pix CNPJ 76.688.936/0001-19. Em Curitiba, o Disque Solidariedade e os núcleos da Fundação de Ação Social (FAS) recebem alimentos, roupas e água. O ponto principal de coleta fica na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no bairro Campo Comprido.

  • Outros municípios também se mobilizaram

O Ginásio dos Bancários em Laranjeiras do Sul, o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu, as sedes da Prefeitura e Defesa Civil de Cascavel, além de pontos em Pato Branco e Fazenda Rio Grande, estão funcionando como locais de arrecadação.

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Publicidade

Assuntos relacionados

Paraná
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade