Ministério da Saúde lança campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes
Ação acontece de 6 a 31 de outubro e tem como foco a atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos

SBT News
O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (1º) a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos que estão com a caderneta desatualizada ou ainda não foram vacinados.
A iniciativa será realizada em todo o país entre os dias 6 e 31 de outubro de 2025. O Dia D de Mobilização Social está marcado para 18 de outubro, quando os postos de saúde terão ações extras para ampliar a cobertura vacinal.
+ Câmara vota nesta quarta (1º) ampliação da faixa de isenção do IR até R$ 5 mil
Segundo o Ministério da Saúde, a ação ocorre em resposta às baixas coberturas registradas desde 2015. Apesar de avanços entre 2022 e 2024, vacinas como a Pentavalente, a de Poliomielite e a Pneumo, com exceção da Tríplice Viral (D1), ainda não atingiram a meta, mesmo registrando percentuais próximos ou superiores a 90%.
A campanha também vai reforça a importância da imunização contra o sarampo, a febre-amarela e o HPV (Papilomavírus Humano).
Vacinação
Os dados mostram que os maiores avanços ocorreram em 2023, em comparação com 2022. A cobertura contra a Poliomielite cresceu 14,7%, enquanto a Penta (DTP/Hib/HB) teve alta de 13,4%. Já em 2024, a tendência positiva se manteve, ainda que com aumentos menores, o que indica consolidação dos resultados.
Na comparação entre 2024 e 2022, os destaques foram a Tríplice Viral D1, com crescimento de 18,6%, e novamente a Poliomielite, que apresentou aumento de 16,9%.
+ Shutdown nos EUA impacta voos, parques e até a Estátua da Liberdade
De acordo com o Ministério da Saúde, os avanços confirmam a eficácia das ações já realizadas e reforçam a necessidade de ampliar o acesso às vacinas, reduzir desigualdades e garantir maior equilíbrio nas coberturas entre os municípios.