Jovem de 16 anos está internada na UTI com intoxicação por metanol em Mongaguá (SP)
Esse é o primeiro caso confirmado na cidade litorânea, segundo a prefeitura; jovem segue em estado grave

Caroline Vale
A Prefeitura de Mongaguá, no litoral de São Paulo, confirmou que uma adolescente de 16 anos internada desde o fim de setembro apresentou intoxicação exógena por metanol. O caso foi confirmado pela equipe médica do Hospital Regional de Itanhaém e pela Vigilância Epidemiológica, com base em critérios clínicos e na presença da substância em exames laboratoriais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a jovem deu entrada na UPA de Mongaguá no dia 28 de setembro, apresentando sintomas compatíveis com intoxicação. Diante da gravidade do quadro, ela foi transferida ainda no mesmo dia para o Hospital Regional de Itanhaém, por meio de vaga zero.
A adolescente permanece internada na UTI, em estado grave e com prognóstico reservado, necessitando de cuidados intensivos e monitoramento constante. Esse é o primeiro caso confirmado na cidade.
"A Secretaria Municipal de Saúde permanece acompanhando a paciente. Novas atualizações oficiais serão divulgadas assim que disponíveis", disse em nota. Não há informações sobre onde a jovem ingeriu a bebida.
O metanol é uma substância tóxica e altamente perigosa para o consumo humano. Também conhecido como álcool metílico, ele é utilizado na indústria como solvente, combustível e componente químico, e pode causar cegueira, falência renal, danos neurológicos e até a morte quando ingerido. A intoxicação costuma ocorrer por ingestão acidental ou pelo consumo de bebidas adulteradas.
+ Tem como identificar uma bebida adulterada com metanol? Especialista explica sabor e cheiro
Casos de intoxicação no estado de SP
O balanço mais recente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), da segunda-feira (13), contabiliza 28 casos confirmados de intoxicação, além de 100 em investigação.
O Governo de SP passou a divulgar os balanços de casos às segundas, quartas e sextas. Veja detalhes do relatório mais recente:
+ Operação prende 6 suspeitos de integrar rede que vendia bebidas adulteradas com metanol em SP
- 128 casos de suposta intoxicação no total;
- 100 em investigação, sendo três óbitos, um no município de São Paulo (50 anos) e dois em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos); os óbitos foram registrados nos dias 15, 25 e 28 de setembro; e 2 e 7 de outubro;
- 28 casos confirmados, com 5 óbitos (três homens de 54, 46 e 45 anos), residentes da cidade de São Paulo, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo e um homem de Osasco de 23 anos;
- 246 casos descartados no total.
+ Brasil tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol; suspeitos chegam a 181