INSS exige biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados a partir de sexta (23)
Medida tem "objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança", diz autarquia

Felipe Moraes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir, a partir desta sexta-feira (23), uso de biometria na plataforma Meu INSS (site e aplicativo) para desbloqueio de novos empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.
A determinação foi publicada nesta segunda (19), no Diário Oficial da União (DOU), com assinatura do presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior. No dia 8 de maio, em meio ao escândalo bilionário de descontos indevidos por entidades e associações, ele mandou bloquear novos descontos no consignado para proteger beneficiários.
+ Hugo Motta anuncia prioridade para projetos antifraude do INSS na Câmara
A portaria no DOU afirma que exigência de biometria tem "objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos".
"Decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal", escreve Waller Júnior.
+ Fraudes no INSS: pedidos de devolução de descontos indevidos chegam a 1,5 milhão