Ciclone extratropical se aproxima do Brasil e deixa estados em alerta; veja previsão
Sul do Brasil é a área com maior risco para temporais nos próximos dias


SBT News
A aproximação de um ciclone extratropical deixará o tempo instável em grande parte do Brasil a partir desta sexta-feira (9). Segundo o Climatempo, o destaque fica para a região Sul, que terá risco de temporais, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo nos próximos dias. A chuva também chegará nas demais regiões, mas em diferentes intensidades.
Veja a previsão por região:
- Sul – instabilidades intensas com temporais e ventos fortes
No início desta manhã, o deslocamento e o aprofundamento do sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina favorecem fortes pancadas de chuva, temporais, rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo no Rio Grande do Sul. As instabilidades aumentam ao longo do dia, com situação de perigo para volumes elevados de chuva no oeste e sudoeste gaúcho.
A partir da tarde, a chuva se intensifica também no Paraná e em Santa Catarina, com precipitação moderada a forte e risco de temporais no oeste catarinense e sudoeste paranaense. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no oeste do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os ventos podem atingir até 70 km/h no litoral, chegando a cerca de 80 km/h durante os temporais. As temperaturas ficam mais amenas no sul gaúcho, enquanto o calor persiste nas demais áreas.
- Sudeste – pancadas de chuva e calor
Durante a manhã, há chance de chuva fraca no noroeste, leste, interior e Triângulo Mineiro, além de pontos isolados do Espírito Santo, enquanto o tempo segue mais firme em grande parte da região. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades aumentam, com chuva moderada a forte no oeste, leste, interior, áreas ao norte e metade sul de São Paulo, além do sudoeste de Minas Gerais.
No norte do Espírito Santo e nordeste mineiro, a chuva ocorre de forma moderada. No Triângulo, noroeste e centro de Minas, assim como no Rio de Janeiro e no restante do Espírito Santo, a precipitação é mais fraca. Até o fim do dia, as instabilidades diminuem, mas ainda ocorrem de forma isolada. O calor segue predominando, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no oeste paulista, Região dos Lagos e litoral norte fluminense.
- Centro-Oeste – calor e pancadas isoladas com risco de temporais
As pancadas de chuva atingem o oeste e noroeste de Mato Grosso nas primeiras horas do dia, além do sul de Goiás, avançando de forma mais fraca pela manhã sobre Mato Grosso do Sul. Entre o fim da manhã e o início da tarde, o calor e a umidade intensificam as instabilidades, com pancadas mais fortes e isoladas no oeste de Mato Grosso e de Goiás, além do leste e sudeste mato-grossense, com risco de temporais no noroeste e extremo oeste de MT.
Em Mato Grosso do Sul, a área de baixa pressão sobre o Paraguai mantém o tempo instável, com pancadas intensas ao longo do dia em grande parte do estado. À noite, o tempo melhora gradualmente, mas ainda há chuva isolada no norte e interior de Mato Grosso, leste e sudoeste sul-mato-grossense e interior de Goiás. As temperaturas diminuem um pouco, mas o calor persiste. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem grande parte de MS e o sul de MT.
- Nordeste – chuva irregular e calor predominante
A chuva ocorre de forma fraca no litoral leste da região, no leste e interior do Maranhão e no interior da Bahia. Entre o fim da manhã e a tarde, as instabilidades se intensificam, com possibilidade de chuva mais forte entre o litoral sul da Bahia e Sergipe, oeste de Pernambuco, sul do Ceará e leste do Piauí.
Entre o litoral pernambucano, extremo sul baiano e áreas do interior da Bahia, a chuva varia de moderada a forte, com risco de temporais na região de Ilhéus.
À noite, as instabilidades perdem força e o calor volta a predominar. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h. A umidade relativa do ar fica baixa no interior da Paraíba, Ceará, norte do Piauí, extremo leste do Maranhão, oeste e sul do Rio Grande do Norte, com índices abaixo dos 30%.
- Norte – chuva forte e sensação de abafamento
Pela manhã, chove de forma mais intensa no Amazonas, Acre e Rondônia, enquanto nas demais áreas a chuva ocorre de maneira isolada. À tarde, as instabilidades aumentam, com chuva mais forte e risco de temporais nessas áreas. As pancadas também se intensificam no Tocantins, oeste e leste do Pará, além do oeste, norte e sul de Roraima. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável no norte do Amapá, com risco de temporais. A sensação de abafamento segue predominando.
Veja os principais cuidados em dias de chuva:
- Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
- Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água;
- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
- Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
- Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.









