Chuvas deixam 52 mil imóveis sem luz em São Paulo; capital é a mais afetada
Temporal provocou quedas de energia e colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos; CGE registrou volumes maiores na zona leste

Antonio Souza
Agência SBT
Cerca de 52 mil imóveis ficaram sem energia após as fortes chuvas que atingiram São Paulo entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira (8), segundo a Enel.
A capital paulista é a região mais impactada, com 39 mil casas sem luz, seguida pelo ABC, que registra 1.483 imóveis afetados em Santo André e 1.434 em São Bernardo do Campo.
Toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até as 18h20. O órgão monitora áreas com risco de transbordamentos, alagamentos e pontos de enchente.
Segundo dados parciais da prefeitura de SP, a capital registrou 11,4 mm de chuva até as 18h20. As medições por região apontam grande variação, com destaque para a zona leste, que acumulou 23,6 mm, quase o dobro das demais áreas.
Volumes registrados por região:
- Zona Norte: 5,5 mm
- Zona Sul: 9,5 mm
- Zona Oeste: 5,0 mm
- Zona Leste: 23,6 mm
- Centro: 12,7 mm
Ainda segundo o centro de monitoramento, rajadas de vento acima de 30 km/h foram registradas em diversas regiões da capital paulista.
No bairro Cidade Tiradentes, na zona leste, passageiros precisaram ser resgatados após um ônibus ficar ilhado em um ponto de alagamento.
Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, quatro casas desabaram. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender a ocorrência. Ninguém ficou ferido.
Entre às 14h00 e 17h00, os bombeiros registraram 09 chamados para queda de árvores, 2 chamados para desabamento e 11 chamados para enchentes na capital e região metropolitana de São Paulo.
Dicas em caso de alagamento
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Em caso de emergência ligue:
- 199 - Defesa Civil
- 192 - SAMU








