Igreja do Pelourinho que desabou foi multada em 2022 por falta de manutenção
Segundo o Iphan, uma vistoria estava agendada para esta quinta-feira (6); uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas
Aratu On
SBT News
A Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, Salvador, já havia sido multada por falta de manutenção e conservação em 2022. Uma vistoria também estava prevista para esta quinta-feira (6). Parte do teto da igreja desabou na quarta-feira (5). Uma turista morreu e cinco pessoas ficaram feridas.
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) confirmou que tinha conhecimento da falta de manutenção do local, mas não da situação emergencial da edificação. Em nota conjunta, o Ministério da Cultura e o Iphan afirmaram que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável pela gestão e manutenção da igreja.
+ PF vai apurar desabamento de teto de igreja que matou turista em Salvador
Segundo o ministério, em maio de 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil -Comunidade Franciscana da Bahia- "em razão da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação".
Uma visita técnica do Iphan à edificação histórica estava agendada para esta quinta, após um pedido feito na segunda-feira (3) para avaliar uma dilatação no forro do teto, sem indicação de situação emergencial. O pedido foi encaminhado pelo guardião da Igreja e Convento de São Francisco, frei Pedro Júnior Freitas da Silva.
O Ministério da Cultura afirmou que não havia sido informado pelos órgãos locais, como a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, sobre eventuais riscos às instalações desde segunda-feira até o momento do desabamento.