Governo gaúcho desmente fake news sobre soltura de presos do regime fechado
Devido a alagamento em penitenciária, secretaria informou que houve a necessidade de transferir 1.057 presos
A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Polícia Penal do Rio Grande do Sul desmentiram notícia falsa (“fake news”) que dizia que presos de Charqueadas, a 68 km de Porto Alegre, seriam liberados. Informaram que houve a necessidade de transferir 1.057 presos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) para outra unidade de alta segurança (Pasc) da região.
+Rodovias do Rio Grande do Sul têm cobrança de pedágio interrompida
A PEJ fica a beira do rio Jacuí, que corta a cidade e está sob alerta. Nenhum encarcerado do regime fechado será solto. A SSPS esclareceu que, devido à elevação rápida das águas, parte dos apenados foi transferida e os demais apenados que permanecem na PEJ foram transferidos para galerias superiores da própria casa. Quando a situação normalizar, todos retornarão para a unidade de origem.
As penitenciária Modulada Estadual (PMEC), Estadual II (PEC II) e o Instituto Penal da região (IPCH) estão ilhadas, mas operando "dentro da normalidade". Apesar de alagados, esses presídios não realizaram transferências.
Presos do semiaberto do IPHC, terão a possibilidade de serem monitorados eletronicamente após enchentes em presídios e/ou serem transferidos para o regime domiciliar. A decisão é individualizada e deve partir do judiciário local.
Veja mais do RS
+ Chega a 83 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
+ Governo de SP começa arrecadação para vítimas do RS; saiba onde e como doar
+ Lula, Lira e Pacheco afirmam que não haverá burocracia para reconstruir o Rio Grande do Sul