Governo de SP começa arrecadação para vítimas do RS; saiba onde e como doar
Insumos serão transportados por meio aéreo para facilitar chegada e distribuição no estado
O governo de São Paulo iniciou, no domingo (5), uma campanha humanitária em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação, segundo a gestão, tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência aos 336 municípios afetados, onde mais de 115 mil pessoas encontram-se desalojadas.
+ Rio Grande do Sul: Chega a 78 o número de mortos pelas chuvas
As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, das 8h às 17h. Os produtos devem estar com o lacre original para evitar contaminação, vazamentos ou danos. Isso também facilitará o controle, permitindo uma distribuição mais organizada e eficiente.
O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul. Ambas se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, já que diversas estradas foram bloqueadas devido às enchentes no estado.
“É importante destacar que, em consonância com as orientações da Defesa Civil do Estado, é recomendado que as pessoas evitem deslocar-se até o Estado do Rio Grande do Sul para realizar suas doações. Concentrar o envio de materiais através do Fundo Social evitará sobrecarregar as vias de acesso e escoamento do Estado”, ressaltou o governo.
Além das doações, o governo do Rio Grande do Sul disponibilizou um Pix para auxiliar na arrecadação de recursos. A chave é o CNPJ: 92.958.800/0001-38, pertencente à Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul e ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Até o momento, mais de R$ 38,2 milhões foram arrecadados.
Plano de reconstrução
Convocados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os Três Poderes da República firmaram um pacto para reconstruir o Rio Grande do Sul. As autoridades concordaram em deixar a burocracia de lado para atender às demandas do estado, uma vez que o cenário é de guerra. “Em situações atípicas, precisamos de soluções atípicas”, disseram.
+ Vai chover mais em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul
Lula voltou a prometer ao governador do estado, Eduardo Leite, toda a ajuda necessária do governo federal para reconstruir o estado. O presidente afirmou que o governo vai ajudar, primeiramente, a recuperar as estradas, a retomar os serviços essenciais, como água e luz, e a intensificar os serviços de saúde, incluindo a distribuição de remédios.