Vai chover mais em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul
Frente quente traz chuva neste domingo para parte do estado nas áreas já afetadas pelas tempestades
A chuva não dará trégua no Rio Grande do Sul, segundo os dados do instituto MetSul, uma frente fria que avança de norte para sul traz mais chuva para as regiões já afetadas pelas enchentes, como a região da Grande Porto Alegre.
+ Rio Grande do Sul tem 75 mortos pelas chuvas, diz Defesa Civil
Durante o domingo (5), a chuva avança mais para o Sul do Estado, assim, em várias cidades, o tempo vai abrir e terá sol e nuvens.
A temperatura deve aumentar na Metade Norte do Estado, com sensação de tempo quente e abafado. No Sul do RS, há mais chance de chuva mais da tarde para a noite.
Segundo a MetSul, a chuva prevista para as próximas horas não interfere na baixa dos rios, onde os níveis já caem e, pode ocorrer a redução do ritmo de baixa temporaria em algumas localidades, mas, no geral, a tendência é de baixa da maior parte dos rios.
A massa de ar quente que avança na retaguarda da frente é a que cobre o país, com temperaturas altas no Paraná, Centro-Oete e Sudeste do Brasil.
Na segunda-feira, a massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul e o dia será de sol entre nuvens na maior parte das regiões do estado, com forte a intenso calor, com temperaturas superiores a 30ºC em diversas cidades. No extremo Sul do estado há grande risco de chuva forte e mais temporais.
Dezenas de mortos e quase 700 mil afetados
O balanço recente da Defesa Civil Nacional mostra que 75 pessoas morreram, 6 estão sob investigação, 155 ficaram feridas e 103 estão desaparecidas. Mais de 670 mil pessoas foram afetadas.
Em Porto Alegre, o rio Guaíba voltou a subir. Segundo a medição feita às 7h, o nível das águas alcançou 5,30 metros de altura, contra os 5,25m registrado às 22h de sábado (4).