Governo faz alerta à região Sudeste sobre fortes chuvas dos próximos dias
Rio de Janeiro será o estado mais castigado; há riscos de deslizamentos de terra, inundações e enchentes
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu uma live nesta quinta-feira (21) para informar à população sobre potenciais riscos para moradores da região Sudeste a partir desta sexta (21), por conta das fortes chuvas que atingirão, principalmente o litoral norte de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
Participaram da transmissão representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do MIDR, do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo Márcia Seabra, coordenadora-geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do INMET, essa instabilidade meteorológica é causada por uma frente fria que vem do Sul, causando já ventos superiores a 140 km/h em diversas cidades da região. Como consequência, já poderá haver registros, na madrugada desta quinta para sexta, de chuva forte, granizo e rajadas de vento em regiões de São Paulo e Paraná.
Os institutos informaram que as chuvas poderão ultrapassar os 200mm de chuva, principalmente no Rio de Janeiro, região que deve ser a mais castigada entre sexta e domingo. Segundo representantes do Cemaden, haverá riscos de deslizamentos de terra, inundações e enchentes nas regiões Sul-Fluminense, Paraty, Angra dos Reis, Região Metropolitana e na Região Serrana, nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
As Defesas Civis de São Paulo e Rio de Janeiro já estão de prontidão para acompanhar os acontecimentos. Foi recomendado à população também ficar atenta aos canais oficiais (confira abaixo) do governo para informações sobre quais são as áreas de risco, procedimentos de segurança e evacuação, caso necessário.
Serviços de alerta
Enviar o CEP para 40199 (SMS)
61 2034-4623 (WhatsApp)
@defesacivilbrbot (Telegram)
Agências Federais
cemaden.gov.br
@inmet.oficial
@inpe.oficial
Redes
@defesacivilbr
@defesacivilbra
Defesas Civis Estaduais
@defeasacivil_rj
@defesacivilsp
@defesacivilmg
@defesacivil.es