Gabarito do Enem 2025 tem hora para ser divulgado? Demora gera memes
Essa é a primeira vez que respostas do 1º dia de provas são liberadas antecipadamente pelo Inep


Emanuelle Menezes
Os gabaritos oficiais do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que ocorreu no último domingo (9), serão divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Sem um horário definido para a publicação, a espera – e a angústia dos candidatos – tem enchido as redes sociais de memes (confira abaixo).
+ Gabarito da primeira prova do Enem 2025 é divulgado; veja como consultar
O documento ficará disponível na página do Inep, na área de provas e gabaritos. Essa é a primeira vez que os gabaritos serão divulgados separadamente. Até 2024, as respostas dos dois dias de exame eram publicadas juntas, uma semana após a aplicação da segunda prova.
+ Enem 2025 tem salto de 191% em inscrições de 60+: "Enquanto houver meta, é hora de estudar"
Com a novidade, espera-se que o caderno de respostas da prova de Ciências da Natureza e Matemática seja disponibilizado a partir de 17 de novembro.
Resultado
Apesar do gabarito, o resultado oficial das provas será divulgado apenas em janeiro de 2026. Isso porque os corretores usam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. A tese, aplicada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente, de acordo com o nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes e as acima de 500, maior.
A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias.
Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção.
A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam. Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação é zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação.

1º dia de provas
Ao todo, 73% dos mais de 4,8 milhões de inscritos no Enem 2025 participaram do primeiro dia de provas, no último domingo (9). O exame, aplicado em 1.805 municípios, contou com 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
A próxima etapa acontece neste domingo (16), quando os candidatos farão a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Assim como no primeiro dia, serão 90 questões, divididas entre as disciplinas. No total, os alunos terão cinco horas para concluir o exame (das 13h30 às 18h30).
O que é o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados ainda podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em função 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O exame ainda será reaplicado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado neste mês, nos 16 e 17 de dezembro.
Ao todo, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem, superando o número de 2024, quando 4,3 milhões se cadastraram para fazer a prova. O número de inscritos também é 38% maior quando comparado ao registrado em 2022.
🗓️Cronograma do Enem 2025
- aplicação das provas de linguagens, ciências humanas e redação: 9 de novembro
- aplicação das provas de matemática e ciências da natureza: 16 de novembro
- aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
- reaplicação da prova (apenas para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas) e aplicação em Rio Bonito do Iguaçu (PR): 16 e 17 de dezembro
- divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2026









