Enem registra aumento de 11% de inscrições em relação ao ano passado, diz MEC
Dados preliminares apontam que 73% dos inscritos fizeram a prova; abstenção foi de 27%, mesmo percentual registrado no ano passado

Sofia Pilagallo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou aumento de 11% nas inscrições com relação ao ano passado, informou o Ministério da Educação (MEC) em coletiva de imprensa na noite deste domingo (9), após o término do primeiro dia de prova. Nesta primeira etapa, os participantes foram testados em Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
Ao todo, foram 4.811.338 inscrições confirmadas. Dados preliminares apontam que, do total de inscritos, 73% fizeram a prova. A abstenção foi de 27%, mesmo percentual registrado no ano passado. A prova foi aplicada em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova.
+Enem 2025: como os cadernos chegam aos locais de prova pelo Brasil?
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o dia foi "tranquilo", com poucas ocorrências. Um total de 3.240 participantes foram eliminados, por razões foram diversas. Entre elas, estão "não atender às orientações dos fiscais", "ausentar-se antes do horário permitido", "portar equipamentos eletrônicos" e "deixar o local de prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos".
O diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, pontuou que, além das eliminações, houve também "um ou dois problemas de energia elétrica, que foram resolvidos" e ocorrências de troca de aplicadores.
Ele acrescentou que, neste ano, houve um "esforço muito grande" para aprimorar todos os mecanismos de segurança do Enem, inclusive com a implementação de detectores de metais nas salas, e não mais só nos banheiros, o que teve efeito "muito positivo".
+Enem 2025: tema da redação é a 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'
Ainda na coletiva, Santana manifestou solidariedade às vítimas atingidas pela passagem de um tornado no Paraná e ressaltou que os participantes afetados pelo fenômeno no estado poderão pedir a reaplicação da prova, a ser realizada nos dias 16 e 17 de dezembro. Em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve 90% do território devastado pelo evento climático, era previsto que 198 participantes fizessem o exame.
Candidatos que perderam por problemas logísticos ou por alguma doença prevista no edital também podem solicitar a reaplicação da prova. A solicitação deve ser feita na Página do Participante, entre 17 e 21 de novembro.








