Enem 2025: como os cadernos chegam aos locais de prova pelo Brasil?
Logística conta com caminhões, aviões e barcos para transportar 4,8 milhões de cadernos a quase 2 mil cidades

SBT News
Antes de cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma operação digna de filme de ação toma conta do país. Milhões de provas viajam por terra, ar e até água para chegar, a tempo, a mais de 12 mil locais de aplicação.
A missão fica com os Correios, responsáveis pela entrega de cerca de 4,8 milhões de cadernos em 1,8 mil municípios. A logística é complexa, envolvendo 2.676 veículos, 31 voos, 176 carretas e 26 embarcações. Eles são escoltados por órgãos públicos de segurança, como Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, além das polícias Militar e Civil de todos os estados.
+ Enem 2025: tema da redação é a "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”
Neste ano, o transporte dos malotes contou com um novo desafio: a redução do tempo de três para duas horas. "A logística dos Correios é a engrenagem que garante que cada prova do Enem chegue a cada canto deste país com segurança e pontualidade”, afirma o presidente da empresa, Emmanoel Rondon.
O serviço é realizado há 17 anos – os Correios levam os cadernos aos locais de prova e, depois, conduzem os cartões-resposta dos candidatos às centrais de correção. A empresa pública faz a logística de outras provas durante o ano, como Encceja, Enade, Saeb, Revalide e PND. Em anos eleitorais, os Correios firmam contratos com Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de estados como Bahia, Goiás e Roraima para o transporte de urnas eletrônicas.








