Enem é suspenso em cidade atingida por tornado no Paraná
Danos inviabilizam aplicação da prova, diz Secretaria da Educação do Estado

SBT News
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu (PR), após a passagem de um tornado pela cidade na tarde de sexta-feira (7). O primeiro dia de provas, aplicado neste domingo (9) em todo o país, fica sem data para acontecer no pequeno município, que ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil.
+ VÍDEO: veja como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 80% da cidade ficou destruída
A medida foi anunciada neste sábado (8) pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR). Segundo a pasta, a suspensão foi necessária pela falta de condições para a realização das provas. O adiamento segue um protocolo do órgão responsável pelo Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prevê que, em situações de força maior, inscritos afetados têm direito à reaplicação do exame.
As duas escolas que receberiam a edição do Enem em Rio Bonito do Iguaçu – Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves – foram danificadas pela passagem do tornado e passam por vistoria. A nova data do Enem para os estudantes afetados será anunciada após avaliação técnica.
Cidade destruída
Rio Bonito do Iguaçu, cidade a cerca de 400 km da capital Curitiba e com cerca de 14 mil habitantes, foi devastada pelo tornado. Ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas – agentes da Defesa Civil e bombeiros buscam sobreviventes nos escombros. Mais de mil pessoas estão desabrigadas.
O Governo do Paraná decretou estado de calamidade pública no município do Centro-Sul do estado. O governador Ratinho Júnior (PSD) está na região acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.









