Explosão em Curitiba: laudo aponta que frio intenso pode ter contribuído para incidente
Explosão em Quatro Barras (PR) deixou nove mortos e sete feridos; investigação segue para apuração de possíveis responsabilidades

Bianka Santos
com informações da SCC10
A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) divulgou o laudo que aponta causas da explosão na fábrica da Enaex Brasil, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o documento, a baixa temperatura registrada no dia do incidente pode ter contribuído para a explosão.
“O frio intenso teria favorecido a solidificação do pentolite (mistura de TNT e nitropenta), utilizado no carregamento dos busters que, ao colidir contra as bases dos agitadores, pode ter provocado a detonação”, informa o laudo.
+ Fábrica de materiais explosivos explode na Grande Curitiba e deixa 9 desaparecidos
A PCIPR realizou o trabalho em duas etapas, sendo a primeira dedicada à identificação das vítimas e, a segunda, a análise da própria explosão, com recolhimento de vestígios espalhados pela área atingida, segundo o portal SCC10, afiliado do SBT. A investigação segue para apurar se houve alguma conduta dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a explosão.
O inquérito para verificar todas as informações foi prorrogado por mais 30 dias.
+ Saiba quem são as vítimas da explosão na fábrica de explosivos em Curitiba
Relembre o caso
A explosão aconteceu na manhã de 12 de agosto e deixou nove mortos e sete feridos. As vítimas fatais, todas operadores especializados da unidade de acessórios de iniciação, foram consideradas desaparecidas nas primeiras horas após o acidente, mas a confirmação dos óbitos foi feita pela empresa no início da noite.
A fábrica, que se tornou líder em 2017 na produção de explosivos e na prestação de serviços de fragmentação de rocha, ficou totalmente destruída e também provocou danos estruturais em diversas casas e comércios ao redor.