Enem 2025: Inep divulga gabarito oficial do 1º dia de prova nesta quinta (13)
Exame contou com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de redação


Camila Stucaluc
O gabarito oficial da prova de Linguagens e Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicada em 9 de novembro, será divulgado nesta quinta-feira (13). O documento estará disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Essa é a primeira vez que os gabaritos serão divulgados separadamente. Até o ano passado, as respostas dos dois dias de exame eram publicados juntos, uma semana após a aplicação da segunda prova. Com a novidade, espera-se que o caderno de respostas da prova de Ciências da Natureza e Matemática seja disponibilizado a partir de 17 de novembro.
Apesar do gabarito, o resultado oficial das provas será divulgado apenas em janeiro de 2026. Isso porque os corretores usam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. A tese, aplicada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente, de acordo com o nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes e as acima de 500, maior.
"O método busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente 'chutou' as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais fáceis, mas errou as mais complexas. Assim, duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos podem ter notas diferentes", explica o Ministério da Educação.
A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias.
Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.
Confira as cinco competências avaliadas na hora da correção da redação:
- Domínio da escrita formal;
- Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
- Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
- Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação é zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem haver pelo menos oito linhas de produção própria do participante.
Ao todo, 73% dos mais de 4,8 milhões de inscritos no Enem 2025 participaram do primeiro dia de provas, no último domingo (9). O exame, aplicado em 1.805 municípios, contou com 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
+ Enem 2025 tem salto de 191% em inscrições de 60+: "Enquanto houver meta, é hora de estudar"
A próxima etapa acontece neste domingo (16), quando os candidatos farão a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Assim como no primeiro dia, serão 90 questões, divididas entre as disciplinas. No total, os alunos terão cinco horas para concluir o exame (das 13h30 às 18h30).
O que é o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados ainda podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em função 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O exame ainda será reaplicado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado neste mês, nos 16 e 17 de dezembro.
Ao todo, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem, superando o número de 2024, quando 4,3 milhões se cadastraram para fazer a prova. O número de inscritos também é 38% maior quando comparado ao registrado em 2022.
Confira o cronograma completo:
- Aplicação de prova: 09 e 16/11
- Aplicação de prova em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará: 30/11 e 07/12
- Aplicação de prova em Rio Bonito do Iguaçu: 16 e 17/12
- Reaplicação da prova (apenas para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas): 16 e 17/12
- Divulgação do resultado: 16/01/26









