Audiência sobre extradição de Zambelli é adiada na Itália e será retomada nesta quinta (12)
A Justiça italiana negou na terça (10) pedido da defesa da ex-deputada para trocar juízes responsáveis por deliberar sobre o caso

Gabriela Vieira
A audiência da Justiça italiana que analisa possível extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil foi adiada nesta quarta-feira (11) e será retomada na quinta (12). A deliberação de hoje, realizada após quatro adiamentos, teve duração de cinco horas.
Na terça (10), o Tribunal de Apelação de Roma rejeitou pedido da defesa da ex-parlamentar para a troca de juízes responsáveis pelo processo. A defesa acusa os magistrados de parcialidade e deve recorrer da decisão.
Zambelli segue presa em Roma desde julho de 2025, quando fugiu do Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adulteração de documentos.
Quando já estava no país europeu, o plenário do STF condenou a ex-deputada, por 9 votos a 2, a 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, no caso em que perseguiu um homem nas ruas de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
O STF decretou ainda em 2025 o chamado trânsito em julgado das duas condenações, esgotando possibilidade de recursos. Zambelli renunciou ao mandato de deputada em dezembro passado.









