Em uma semana, Polícia Civil do Rio de Janeiro apreende 50 toneladas de sabão em pó falsificado
Duas apreensões foram feitas na última semana com apoio da Secretaria de Defesa do Consumidor
SBT News
Em uma semana, policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam 50 toneladas de sabão em pó falsificado em duas operações diferentes no Rio de Janeiro. Ambas atividades contaram com o auxílio da Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon). Na apreensão de 30 toneladas, a polícia identificou dois caminhões suspeitos na terça-feira (6). Um veículo foi detido em Campo Grande, na Zona Oeste; e o segundo em Jardim América, na Zona Norte. Segundo as investigações, a mercadoria seria entregue a uma rede de mercado, no bairro da Penha. (veja detalhes no vídeo acima).
Os motoristas dos caminhões foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. O proprietário da rede de supermercados responderá por crime contra a propriedade industrial.
De acordo com a DRCPIM, a carga estava em caixas idênticas às de uma grande marca. O material foi encaminhado para exame de perícia para verificar se existe nível de toxicidade no produto e se poderia causar danos à saúde dos consumidores.
Já na apreensão de 20 toneladas, feita no dia 31 de julho, os policiais encontraram o produto falso em supermercados localizados em Duque de Caxias e Magé, na Baixada Fluminense, e em Olaria, na Zona Norte da capital.
O material não tinha procedência confirmada. Segundo os agentes, o produto estava disponível no estoque dos estabelecimentos e exposto para venda.
Os funcionários dos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. O sabão foi apreendido e será submetido à perícia para verificar se contém substâncias que possam causar danos à saúde dos consumidores.