Deputada pede que MEC inclua livro "Ainda Estou Aqui" na rede pública de ensino
Na Bahia, governador Jerônimo Rodrigues (PT) prometeu distribuir obra nas escolas públicas do estado
SBT News
A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) apresentou um requerimento ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a inclusão do livro "Ainda Estou Aqui", do escritor Marcelo Rubens Paiva, no Programa Nacional do Livro Didático Literário.
+ "Ainda Estou Aqui": SBT entrevista Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello
O pedido quer deixar disponível o exemplar para as escolas públicas de educação básica, abrangendo as redes federal, estaduais, municipais e distrital. A intenção é que a obra seja trabalhada em sala de aula.
No documento, a parlamentar destaca que a obra apresenta uma "narrativa sensível e profundamente humana", ao relatar a história da mãe do autor, Eunice Paiva, e o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar no Brasil. Segundo a psolista, o livro é um "relato autobiográfico e histórico".
+ "Ainda estamos aqui", diz Lula em ato que lembrou dois anos do 8 de janeiro
A deputada acredita que a linguagem acessível e envolvente torna o livro ideal para ser utilizado no ambiente escolar. Ela argumenta que a obra atende às necessidades pedagógicas de temas transversais, como cidadania, direitos humanos e história, ao mesmo tempo em que se conecta aos interesses dos jovens leitores.
Segundo Luciene Cavalcante, a inclusão do livro no programa de livros didáticos ampliaria o acesso dos estudantes da rede pública a uma obra que contribui para a formação de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade brasileira.
Para ela, a obra de Marcelo Rubens Paiva tem o potencial de enriquecer o repertório cultural dos alunos e de promover uma compreensão mais aprofundada sobre o passado e os desafios sociais do Brasil. A decisão do MEC deve ser tomada antes do início do ano letivo.
+ "Ainda Estou Aqui": livro que inspirou filme é o mais vendido do país
Distribuição na Bahia
O governo da Bahia irá distribuir o livro "Ainda Estou Aqui" nas escolas públicas. O anúncio foi feito na terça (7) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que também prometeu exibir o filme baseado na obra — lançado em novembro de 2024 e ainda em cartaz —, nos teatros e cinemas escolares do estado.
+ Brasil bate recorde em 2024 e chega a mais de 3,5 mil salas de cinema em funcionamento
Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama pela interpretação de Eunice. Ela e o longa-metragem, assinado pelo diretor Walter Salles ("Central do Brasil"), têm chances de indicação ao Oscar nas categorias de melhor filme internacional e melhor atriz.
"Essa ação vai além da literatura e do cinema, é sobre memória, democracia e os valores que nos unem como sociedade", disse Rodrigues.