Comportas do Guaíba são reabertas em Porto Alegre após nível baixar
Equipamentos fazem parte do sistema de proteção contra cheias da capital gaúcha

Guilherme Rockett
A prefeitura de Porto Alegre reabriu na manhã dessa quinta-feira (3) quatro comportas do sistema de proteção contra cheias. As passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, foram reativadas após o nível do Guaíba baixar de 2,81 metros para 2,6 metros nas últimas 24 horas, conforme medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).
+ Inundações no Rio Grande do Sul deixam mais de 1.600 pessoas desabrigadas
Com a abertura, estão retomadas as atividades econômicas e de mobilidade na área portuária. O transporte por catamarãs até a cidade vizinha de Guaíba, por exemplo, estava suspenso até então. Segundo o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, essas são as comportas que mais impactam a cidade e, por isso, foram as últimas a serem fechadas e são as primeiras a serem reabertas.
Em obras desde maio, as comportas 11, 12, 13 e 14 também foram fechadas por precaução. No entanto, a reabertura dessas estruturas ocorrerá conforme o avanço das obras de vedação ou substituição dos portões. O Dmae estima concluir o fechamento definitivo das comportas 11 e 13, além de parte da 14, em seis meses. Já as intervenções na comporta 12 e na outra metade da 14 devem durar até 10 meses.
+ Nível dos rios segue em alerta no Rio Grande do Sul
Das 14 comportas originais do sistema, restam 11. As passagens 3, 5 e 7 foram extintas com a ampliação do Muro da Mauá em concreto. Os portões reabertos já passaram por melhorias, e as demais seguem em obras, com investimento total de R$ 11 milhões.