Publicidade
Brasil

Comportas do Guaíba são reabertas em Porto Alegre após nível baixar

Equipamentos fazem parte do sistema de proteção contra cheias da capital gaúcha

Imagem da noticia Comportas do Guaíba são reabertas em Porto Alegre após nível baixar
Porto Alegre faz obras nas comportas para prevenir alagamentos. | Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A prefeitura de Porto Alegre reabriu na manhã dessa quinta-feira (3) quatro comportas do sistema de proteção contra cheias. As passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, foram reativadas após o nível do Guaíba baixar de 2,81 metros para 2,6 metros nas últimas 24 horas, conforme medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).

+ Inundações no Rio Grande do Sul deixam mais de 1.600 pessoas desabrigadas

Com a abertura, estão retomadas as atividades econômicas e de mobilidade na área portuária. O transporte por catamarãs até a cidade vizinha de Guaíba, por exemplo, estava suspenso até então. Segundo o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, essas são as comportas que mais impactam a cidade e, por isso, foram as últimas a serem fechadas e são as primeiras a serem reabertas.

Em obras desde maio, as comportas 11, 12, 13 e 14 também foram fechadas por precaução. No entanto, a reabertura dessas estruturas ocorrerá conforme o avanço das obras de vedação ou substituição dos portões. O Dmae estima concluir o fechamento definitivo das comportas 11 e 13, além de parte da 14, em seis meses. Já as intervenções na comporta 12 e na outra metade da 14 devem durar até 10 meses.

+ Nível dos rios segue em alerta no Rio Grande do Sul

Das 14 comportas originais do sistema, restam 11. As passagens 3, 5 e 7 foram extintas com a ampliação do Muro da Mauá em concreto. Os portões reabertos já passaram por melhorias, e as demais seguem em obras, com investimento total de R$ 11 milhões.

Publicidade

Assuntos relacionados

enchente
Rio Grande do Sul
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade