Comitê da Petrobras aprova Magda Chambriard para presidir empresa
Indicada do presidente Lula ainda terá nome votado pelo Conselho de Administração da petroleira

Leonardo Rodrigues
Magda Chambriard foi aprovada para assumir a presidência da Petrobras pelo Comitê de Elegibilidade da empresa, em decisão tomada na noite desta quarta-feira (22).
O órgão é responsável por avaliar os requisitos cumpridos pela indicação do Palácio do Planalto à vaga. A direção da petroleira terá uma nova reunião na sexta-feira (24), quando o Conselho de Administração irá votar o nome de Chambriard para o comando da Petrobras. Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo na última semana.
A mudança no comando da empresa foi selada em 14 de maio, com a demissão de Jean Paul Prates, ex-senador que estava no cargo desde o início do governo petista, do cargo.
Como o SBT News relatou, a saída de Prates concluiu um processo de "fritura" originado de um embate entre ele e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na última quarta-feira (15), o Conselho de Administração anunciou Clarice Copetti como presidente interina da companhia, até a oficialização da indicação do Planalto, que se confirmou com Chambriard.
Quem é Magda Chambriard
Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química, a nova presidente da Petrobras iniciou a carreira nessa mesma estatal, em 1980, atuando na área de produção.
Em 2002, Chambriard ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu a diretoria-geral 10 anos depois. Na gestão, retomou leilões para exploração de petróleo e liderou estudos técnicos pré-sal. Ela também focou em ações de segurança operacional, após o vazamento de petróleo na Bacia de Campos.
A engenheira deixou o cargo em 2016. Desde então, participou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas e atuou na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.
Veja quem já comandou a Petrobras
