Comitê da Petrobras aprova Magda Chambriard para presidir empresa
Indicada do presidente Lula ainda terá nome votado pelo Conselho de Administração da petroleira
Magda Chambriard foi aprovada para assumir a presidência da Petrobras pelo Comitê de Elegibilidade da empresa, em decisão tomada na noite desta quarta-feira (22).
O órgão é responsável por avaliar os requisitos cumpridos pela indicação do Palácio do Planalto à vaga. A direção da petroleira terá uma nova reunião na sexta-feira (24), quando o Conselho de Administração irá votar o nome de Chambriard para o comando da Petrobras. Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo na última semana.
A mudança no comando da empresa foi selada em 14 de maio, com a demissão de Jean Paul Prates, ex-senador que estava no cargo desde o início do governo petista, do cargo.
Como o SBT News relatou, a saída de Prates concluiu um processo de "fritura" originado de um embate entre ele e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na última quarta-feira (15), o Conselho de Administração anunciou Clarice Copetti como presidente interina da companhia, até a oficialização da indicação do Planalto, que se confirmou com Chambriard.
Quem é Magda Chambriard
Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química, a nova presidente da Petrobras iniciou a carreira nessa mesma estatal, em 1980, atuando na área de produção.
Em 2002, Chambriard ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu a diretoria-geral 10 anos depois. Na gestão, retomou leilões para exploração de petróleo e liderou estudos técnicos pré-sal. Ela também focou em ações de segurança operacional, após o vazamento de petróleo na Bacia de Campos.
A engenheira deixou o cargo em 2016. Desde então, participou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas e atuou na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.