Jean Paul Prates é demitido da presidência da Petrobras
Ex-senador foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A engenheira Magda Chambriand foi convidada para o cargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, nesta terça-feira (14). Magda Chambriard foi convidada para assumir o cargo.
Lula teria decidido pela demissão de Prates há algum tempo, após uma sequência de desentendimentos entre o dirigente da petroleira e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A avaliação do governo é que a situação do, agora, ex-presidente da estatal era insustentável.
A razão do afastamento foi o debate entorno da distribuição dos dividendos extraordinários entre os sócios da empresa.
Na noite desta terça-feira, a Petrobras emitiu uma nota sobre a saída de Prates:
"Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como residente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado".