Brasil

Com a chegada da primavera, aumenta o número de gambás nas ruas de cidade do RS

Bichos foram resgatados na Região Metropolitana de Porto Alegre e não representam perigo

Imagem da noticia Com a chegada da primavera, aumenta o número de gambás nas ruas de cidade do RS
Gambá resgatado na Região Metropolitana de Porto Alegre | SBT RS

A primavera marca o período de maior presença de gambás em áreas urbanas, e em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não é diferente. Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade resgatou três animais em situação de risco nos bairros Formoza, Aparecida e Piratini, onde se concentra o maior número de ocorrências devido à proximidade com áreas de mata.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“É na primavera que esses encontros mais acontecem”, explica a bióloga Monique Maria Franco da Silva. Segundo ela, apesar da aparência que pode assustar, os gambás são inofensivos e evitam o contato com seres humanos.

Os gambás são importantes para o equilíbrio ambiental, pois ajudam no controle de pragas urbanas. “Eles comem baratas, escorpiões e outros insetos”, destacou Monique.

Os resgates em Alvorada são feitos pelos fiscais ambientais da prefeitura. “Recebemos o chamado, vamos até o local e garantimos que o animal seja levado em segurança para uma área adequada”, contou Pedro Luis Santos da Silva, fiscal da secretaria.

A população pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (51) 99351-3263. O Comando Ambiental da Brigada Militar também está apto a realizar o resgate de animais silvestres.

Monique ainda lembra que os gambás encontrados na região não representam risco. “Eles não são como aqueles dos desenhos que soltam fumaça ou cheiro ruim. São animais importantes e devem ser respeitados”, reforçou a bióloga.

Últimas Notícias