Ciclone extratropical atinge Brasil com ventos de mais de 100 km/h
Fenômeno causará chuvas fortes e ventos intensos entre esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24)
Um ciclone extratropical deve atingir a região Sul do Brasil nesta semana, trazendo ventos intensos e fortes chuvas. O fenômeno, que se formará entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul ocorrerá entre esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24). Há previsão de que o ciclone chegue com rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, especialmente no estado gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.
+Alerta laranja: Chuvas intensas e ventos fortes em regiões do Centro-Oeste e do Sudeste
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), além dos ventos fortes, espera-se chuvas intensas, principalmente no oeste catarinense e paranaense. O fenômeno também poderá afetar a navegação costeira e trazer riscos de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. A orientação para a população das áreas mais afetadas é de seguir as recomendações da Defesa Civil e se manter informada sobre o avanço da tempestade.
A partir de sexta-feira (25), o ciclone se afastará em direção ao oceano, diminuindo gradualmente seus impactos na região. No entanto, os efeitos ainda podem ser sentidos no litoral, com possíveis ressacas e ventos fortes até o final da semana.
A previsão é de que as temperaturas caiam com a passagem do ciclone, trazendo uma massa de ar frio que atingirá o Sul do Brasil nos dias seguintes.