Alerta laranja: Chuvas intensas e ventos fortes em regiões do Centro-Oeste e do Sudeste
INMET emite alerta de perigo e prevê chuvas de até 100 milímetros neste domingo, com riscos de alagamentos e queda de árvores
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para as áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil neste domingo (20). A região metropolitana de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, boa parte do estado do Rio de Janeiro e Vitória estão entre as afetadas.
O aviso é classificado como "laranja" e indica perigo, com possibilidade de chuvas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem atingir de 60 a 100 km/h.
+ Mais de 23 mil imóveis ainda estão sem luz na Grande São Paulo
Segundo o instituto, o mau tempo deve se estender até a segunda-feira (21). Entre os riscos potenciais estão alagamentos, descargas elétricas, e queda de galhos de árvores e cortes de energia elétrica.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores. Também é aconselhado evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
+ Alerta para tempestades em São Paulo: veja como ficar seguro
Áreas Afetadas pelo alerta laranja
O aviso abrange as áreas de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, com destaque para: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Zona da Mata, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Oeste de Minas, Noroeste Espírito-santense, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Noroeste Fluminense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas, Centro Fluminense, Noroeste de Minas, Sul Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte de Minas, Distrito Federal, Campinas, Norte Fluminense, Leste de Mato Grosso do Sul, Extremo Oeste Baiano, Vale do Mucuri.
É possível checar no site do Inmet quais cidades estão em alerta laranja.