Belo Horizonte é capital com mais dias sem chuva no Brasil
Já são 150 dias sem precipitações na capital mineira; previsão é que volte a chover na quarta-feira
Belo Horizonte completa 150 dias sem chuva nesta segunda-feira (16) e lidera o ranking das capitais brasileiras com mais dias sem precipitação neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o dia 19 de abril deste ano a capital não registra chuvas.
+ Clima seco: dez estados estão em alerta de "perigo" por baixa umidade; veja previsão
Depois de BH, Brasília (DF) ocupa o segundo lugar no ranking, com 146 dias sem chuvas. Goiânia (GO) fica em terceiro, com 144 dias. Outras capitais, como Teresina (PI) e São Luís (MA), estão há mais de um mês sem precipitações, com 57 e 45 dias sem chuva, respectivamente.
A previsão é que chova, de maneira isolada, em BH na quarta-feira (18/9).
Recorde histórico
O município se aproxima do recorde histórico de 198 dias sem chuvas, registrado na década de 1960. Mesmo com a possível chuva de quarta, a estiagem continuará forte em BH. Isso porque, segundo a meteorologia, é necessário chuva de maior impacto para alterar a condição atual, principalmente do ar.
O mês de setembro normalmente é marcado pelo início das pancadas de chuva, com média histórica de 49,2 milímetros (mm) acumulados na capital mineira. No entanto, contrariando o histórico, não há previsão de precipitações significativas até o momento em BH.
+ Incêndios no Parque Nacional e em 14 outros locais deixam céu de Brasília encoberto por fumaça
Cidades com maior número de dias sem chuva
- Belo Horizonte (MG) – 150 dias
- Brasília (DF) – 146 dias
- Goiânia (GO) – 144 dias
- Cuiabá (MT) – 121 dias
- Palmas (TO) – 119 dias