Clima seco: dez estados estão em alerta de "perigo" por baixa umidade; veja previsão
Inmet emitiu comunicado nesta segunda-feira (16); São Paulo, por outro lado, está com aviso de perigo por acumulado de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (16), alerta vermelho de "perigo" e "grande perigo" para regiões que irão registrar baixa umidade relativa do ar.
+ Semana começa com temperaturas amenas e risco de temporais em SP
+ Onda de calor e tempo seco: saiba quanto beber de água para não se desidratar
No alerta, o órgão disse que cidades do Mato Grosso, Goiás e Tocantins podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 12%. Além deles, o Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Bahia, Piauí e Ceará, principalmente durante a tarde desta segunda.
Nesses estados, as temperaturas devem variar entre 39° C em Palmas, com mínima de 16ºC em Belo Horizonte. Além disso, há possibilidade de geada no extremo sul do Rio Grande do Sul.
+ Operações de combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília continuam nesta segunda
+ Usar máscara protege contra a poluição e a fumaça das queimadas? Entenda
+ São Paulo tem melhora na qualidade do ar com garoa durante a noite
Enquanto isso, o Inmet emitiu alerta para perigo potencial em razão do acumulado de chuva em São Paulo, apesar do cenário de alívio para os paulistas, após uma semana de altas temperaturas. Para esta segunda-feira (16), a mínima deve ser de 15ºC, enquanto a máxima não deve passar de 19ºC na capital paulista.
Como se cuidar com o tempo seco?
A onda de calor e o tempo seco, que atingem várias regiões do país, podem impactar a saúde dos olhos da população, causar altos níveis de desidratação, sintomas respiratórios e secar a mucosa dos lábios.
Para evitar problemas oculares, medidas simples como a utilização de óculos de sol, fazer compressas de água gelada e vasilhas com água ou umidificadores podem melhorar a saúde dos olhos nos climas secos.
Para evitar a desidratação, a dica é uma só: beber bastante água.
Especialistas explicam que, apesar de não existir uma fórmula exata para todas as pessoas, uma orientação básica pode ser seguida: deve-se consumir cerca de 35 ml de água para cada quilo corporal.
Por exemplo, 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg.
Dicas simples para evitar proliferação de doenças
A transmissão e proliferação de doenças bacterianas e virais são mais comuns durante períodos com baixa umidade. Veja as orientações para prevenir:
- Lavar as mãos;
- Evitar tossir em público e sempre proteger a boca ao tossir;
- Boa alimentação;
- Lavagem nasal.
+ Tempo seco no nariz: como fazer lavagem nasal?
“O ar seco diminui a produção do muco nasal. Com a lavagem, removemos secreção, melhoramos o ressecamento, sem deixar a mucosa despreparada e desprotegida para a entrada do vírus invasor", explica a otorrinolaringologista Juliana Cola Carvalho.