Semana começa com temperaturas amenas e risco de temporais em SP
Volta das chuvas ajudará na dispersão de poluentes, melhorando a qualidade do ar no estado
A passagem de uma frente fria, combinada com a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão, deixará o tempo mais úmido no Sudeste do Brasil. Em São Paulo, segundo o Climatempo, a previsão é que a semana comece com temperaturas amenas na capital e risco de temporais entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.
+ Seca e queimadas impulsionam venda de umidificadores no Brasil
O cenário é de alívio para os paulistas, após uma semana de altas temperaturas. Para esta segunda-feira (16), a mínima deve ser de 15ºC, enquanto a máxima não deve passar de 19ºC. A volta das chuvas também devem causar a dispersão de poluentes e da fumaça das queimadas, melhorando a qualidade do ar e o céu poluído dos últimos dias.
Com isso, o litoral e a cidade de São Paulo terão uma semana mais confortável, sem umidade do ar tão baixa e sem a condição de tempo muito seco.
“O que vai chamar a atenção são os ventos sobre a maior parte do estado. As rajadas mais fortes em torno de 51 a 70 km/h podem acontecer no decorrer de todo o dia na Grande SP, em Campinas, Sorocaba, Itapetininga, no litoral sul e norte e no extremo sul paulista. Na metade norte do estado, rajadas moderadas de 40 a 50 km/h”, disse o Climatempo.
O período de trégua de calor, no entanto, deve durar pouco. Com a chegada da primavera, em 22 de setembro, as temperaturas voltarão a aumentar, fazendo os termômetros ficarem acima da média novamente. A previsão é de uma nova onda de calor.