Bandeira tarifária verde: contas de energia elétrica não terão custo extra em agosto
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
G
Gabriel Sponton
26/07/2024, 21:29 • Atualizado em 26/07/2024, 21:29
compartilhar
Mês de junho teve bandeira tarifária amarela | Unsplash
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária será verde em agosto, isto é: os consumidores não terão custos adicionais nas contas de energia elétrica.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, apesar do menor volume de água em julho, as chuvas na região Sul contribuíram para liberação da bandeira sem cobrança extra.
A bandeira tarifária verde, que permaneceu em vigor por 26 meses, entre abril de 2022 e junho deste ano, volta após um mês de bandeira amarela, que gerava um custo extra de R$ 1,88 a cada kW/h consumido.
O sistema de bandeiras da Aneel foi criado em 2015 e serve para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O tempo seco tem relação direta com o aumento da bandeira tarifária, uma vez que o nível baixo dos reservatórios pode levar ao acionamento de usinas termelétricas, com um custo mais alto de geração.
Bandeira tarifária verde: contas de energia elétrica não terão custo extra em agostoAnúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)Brasil2024-07-26T21:29:38.144ZA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária será verde em agosto, isto é: os consumidores não terão custos adicionais nas contas de energia elétrica. Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, apesar do menor volume de água em julho, as chuvas na região Sul contribuíram para liberação da bandeira sem cobrança extra. A bandeira tarifária verde, que permaneceu em vigor por 26 meses, entre abril de 2022 e junho deste ano, volta após um mês de bandeira amarela, que gerava um custo extra de R$ 1,88 a cada kW/h consumido. O sistema de bandeiras da Aneel foi criado em 2015 e serve para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O tempo seco tem relação direta com o aumento da bandeira tarifária, uma vez que o nível baixo dos reservatórios pode levar ao acionamento de usinas termelétricas, com um custo mais alto de geração. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/bandeira-tarifaria-verde-contas-de-energia-eletrica-nao-terao-custo-extra-em-agosto