Atriz Cate Blanchett visita cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
A artista é embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), órgão que o governador Eduardo Leite recorreu logo após a tragédia
SBT News
A atriz australiana Cate Blanchett visitou entre a última segunda (16) e quarta-feira (18) três cidades que foram atingidas pelas enchentes de maio deste ano na região sul do país: Sarandi, Taquari e Cruzeiro do Sul.
Cate veio ao país representando o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), instituição global focada em assistência para refugiados em que ela é voluntária desde 2016.
A artista, que já retornou ao Reino Unido, conheceu pessoas que tiveram suas realidades devastadas pelas fortes chuvas, além dos Centros Humanitários de Acolhimento, em que o Acnur auxiliou o governador Eduardo Leite na construção e no treinamento para gerenciamento de crise. Blanchett também foi apresentada a diversas iniciativas de acolhimento lideradas por refugiados.
Leia também: Força-tarefa resgata 14 trabalhadores submetidos a trabalho escravo no Rock in Rio 2024
Em suas redes sociais, Eduardo Leite destaca que a presença da atriz multipremiada permite visibilidade aos impactos das enchentes e às ações para apoiar o cidadão. O governador do Rio do Sul também revela que as preocupações de Cate vão desde os efeitos das mudanças climáticas ao deslocamento que o cidadão sofre diante das tragédias ambientais.
"Cate me enfatizou preocupações quanto aos efeitos das mudanças climáticas e sua relação com o deslocamento humano e com as populações deslocadas à força, destacando o reconhecimento da população refugiada como uma das mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, e a necessidade de sua inclusão e participação em ações de preparação, contingência, mitigação e adaptação", contou Eduardo Leite.