Brasil

Animais vira-latas são os favoritos dos lares brasileiros, diz pesquisa

Levantamento feito com 1,8 milhão de cães e gatos mostra que 26% dos cachorros registrados são SRD; entre os felinos, percentual sobe para 86%

Imagem da noticia Animais vira-latas são os favoritos dos lares brasileiros, diz pesquisa
Anne e Carlos, de Presidente Prudente (SP), acariciam Bruno, um de seus cães vira-latas adotados | Foto: Reprodução - 11.10.2025
Publicidade

Animais sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas, são os grandes favoritos dos lares brasileiros. É o que mostra o PetCenso 2025, levantamento realizado pela Petlove com base em mais de 1,8 milhão de cães e gatos cadastrados.

Anne e Carlos, de Presidente Prudente (SP), que falaram com o SBT Brasil, têm dois cachorros em casa, ambos vira-latas: a Duquesa, que já é idosa, e o Bruno, mais novo, adotado recentemente. Anne conta que Bruno chegou "acuadinho" ao novo lar, mas que hoje é "todo serelepe".

+Estudo descobre 'sincronia' entre o cérebro dos cães e humanos na troca de olhares e carinho

O casal faz parte de mais de um quarto dos brasileiros que têm cachorro em casa. Segundo a pesquisa, 26% dos registros são de vira-latas. Entre as raças, os mais populares o Shih Tzu (17%) e o Yorkshire Terrier (6%).

O domínio dos SRDs é ainda maior entre os tutores de gato — a pesquisa mostra que 86% dos felinos cadastrados não têm raça definida. Entre os de raça, os mais comuns são o Siamês (5%) e o Persa (2%).

+Quer que seu cachorro preste atenção aos seus comandos? Pesquisa revela a melhor técnica

Edna Nagasse, uma protetora independente de animais de Presidente Prudente, tem mais de 40 gatos, todos resgatados das ruas e de outras situações de vulnerabilidade. Sandoval é o "primogênito". Ela também tem alguns cachorros vira-latas.

"A gente percebe que o carinho que eles têm é um pouco diferente do carinho dos animais de raça. Os animais de raça são mais na deles", afirmou Edna ao SBT Brasil, acrescentando que só doa um animal a alguém se tiver a certeza de que ele será cuidado com amor e responsabilidade. "A gente vai querer conhecer o local, vai fazer o termo, vai conhecer primeiro a rotina da pessoa, sabe?"

O veterinário Oskar Kump, do Abrigo Municipal de Presidente Prudente, explica que os animais SRD estão amparados por lei e devem receber todos os cuidados necessários, assim como os de raça. Isso inclui cuidado veterinário, quando ficam doentes, e preventivo (vacinas, controle de parasitas e castração).

Segundo artigo publicado no site da Petlove, a castração é importante porque previne doenças, prolonga o tempo de vida dos animais, os deixa mais tranquilos e contribui para a diminuição do número de animais abandonados. De acordo com dado apontado pelo site "Tudo sobre cachorros", cada animal que não é castrado pode gerar mais de 80 mil outros animais em 10 anos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Cachorro
gatos
pets
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade