Quer que seu cachorro preste atenção aos seus comandos? Pesquisa revela a melhor técnica
Estudo testou quatro formas de interação com os cães; veja qual se mostrou mais eficaz

Wagner Lauria Jr.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, trouxe uma resposta que irá trazer satisfação para muitos tutores: captar a atenção do seu cachorro pode ser mais simples do que você imagina.
+ Brincar com cães ajuda a reduzir estresse e melhorar estabilidade emocional, diz estudo
Como foi feito o estudo?
Publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B, o estudo utilizou capacetes de rastreamento ocular para analisar o comportamento dos cães diante de diferentes estímulos. Foram recrutados 20 cachorros de diversas raças, incluindo poodles, pastores australianos e vira-latas. Durante os testes, cada cão interagia individualmente com um cientista em um ambiente controlado.
+ Cão 'salsicha' deve ser proibido? Veja o que considerar na hora de comprar ou adotar seu cachorro
Qual é o método mais eficaz?
No experimento, duas tigelas foram posicionadas em lados opostos, sendo que apenas uma delas continha uma guloseima escondida.
Os pesquisadores testaram quatro formas de interação: olhar para a tigela sem apontar, apontar para a tigela enquanto olhavam para o cachorro, fingir arremessar algo e, por fim, apontar e olhar simultaneamente para o objeto desejado.
Os resultados mostraram que, embora o simples ato de olhar ou apontar já ajudasse a direcionar a atenção do animal, a combinação dessas duas ações era a mais eficaz.
"Ao apontar e olhar, os cães mantiveram a atenção no referente por mais tempo em comparação com outras condições, e se aproximaram dele significativamente acima dos níveis de acaso", destacaram os cientistas no estudo.