Mundo

'A guerra acabou', diz Trump ao viajar para Israel para a libertação dos reféns

Da base área Andrews, em Maryland (EUA), presidente disse que o cessar-fogo seria mantido e que 'um conselho de paz' seria rapidamente estabelecido para Gaza

Imagem da noticia 'A guerra acabou', diz Trump ao viajar para Israel para a libertação dos reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres da base aérea Andrew, em Maryland (EUA), instantes antes de embarcar rumo a Israel | Foto: Reuters - 12.10.2025
• Atualizado em
Publicidade

Donald Trump afirmou, neste domingo (12), que "a guerra acabou", instantes antes de embarcar a bordo do Força Aérea Um, rumo a Israel, para a libertação dos reféns capturados pelo Hamas e mantidos nos túneis da Faixa de Gaza.

Da base área Andrews, em Maryland (EUA), o presidente dos Estados Unidos disse que o cessar-fogo seria mantido e que "um conselho de paz" seria rapidamente estabelecido para Gaza, que, segundo ele, parecia um "local de demolição".

+Hamas diz que grupo vai abrir mão do controle de Gaza e tenta negociar a soltura de sete líderes

Trump também elogiou o papel do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e do Catar, um dos mediadores do cessar-fogo. A libertação dos reféns, que serão trocados por 250 prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses, além de 1.700 moradores de Gaza, é parte do primeiro passo de um acordo de paz, firmado na última quarta-feira (8).

O prazo para o Hamas libertar todos os reféns que ainda mantém em Gaza é meio-dia, horário local (6h em Brasília). Ainda na segunda-feira, Trump viajará ao Egito para uma cúpula internacional com o objetivo de pôr fim à guerra.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito informou que um "documento encerrando a guerra na Faixa de Gaza" deveria ser assinado. Líderes de mais de 20 países são esperados, incluindo o primeiro-ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Donald Trump
Israel
Hamas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade